segunda-feira, 19 de abril de 2010

Canção do Grupo Sokahan

Grupo Sokahan da B. S. G. I.


Surgir para a missão,
Ostentando o brado do grande Mestre
Kossen-rufu nosso nobre ideal,
Avançando para a Paz Mundial.


Hoje mais do que ontem venço,
Amanhã mais do que hoje, juntos
Nossa eterna decisão.


SOKAHAN, SOKAHA
Baseamos nossa vida na Lei.


SOKAHAN, SOKAHAN
Genuíno em coragem e esperança
Invencível de força e paixão.


Sou díscipulo sucessor
O farol que ilumina o caminho.
Kossen-rufu, meu maior juramento,
Alcançando triunfos e glórias.


Herdeiros da grande nação,
Afirmando o novo rumo da história.
Nossa cultura de vitórias.


SOKAHAN, SOKAHAN
Baseamos nossa vida na Lei.


SOKAHAN, SOKAHAN
Genuíno em coragem e esperança
Invencível de força e paixão.




Hoshiotsu Shuufuu Gojyoguen
Versão cantanda pelos membros do
Departamento Artístico da SGI-USA.

Mensagem de Felicitações - 2001




Meus estimados companheiros do Sokahan da BSGI,

Neste ensejo da radiante convenção comemorativa ao dourado décimo nono aniversário de fundação do Sokahan do Brasil, tenho o prazer de enviar minhas mais sinceras e efusivas congratulações. Parabéns a todos vocês e muito obrigado pelos seus esforços. Daqui do Japão, envio a todos uma grande e calorosa salva de palmas.

Há exatamente cinqüenta anos, em outubro de 1951, o venerado mestre Jossei Toda escreveu para os jovens a eterna diretriz denominada "Preceito para os Jovens", onde ditou a famosa frase: "O que constrói a nova era é a força e paixão dos jovens!". Gravando no meu peito esse brado de leão, vim lutando como seu discípulo sucessor.

Agora, com o mesmo sentimento do presidente Toda, quero delegar a vocês a tarefa do Kossen-rufu do Brasil do novo século, como também a missão do Kossen-rufu mundial, acreditando na força e paixão de vocês com a máxima expectativa e confiança.

Nitiren Daishonin declarou explicitamente na escritura "A Essência Real de Todos os Fenômenos": "Nitiren foi o único a recitar o Nam-myoho-rengue-kyo no início, mas duas, três, cem pessoas passaram a recitá-lo e a transmiti-lo gradativamente. E a propagação se desenvolverá do mesmo modo no futuro. Isto não é o que revela o princípio de 'emergir da Terra'?" De acordo com esta frase, não haverá absolutamente qualquer impasse na jornada da propagação da Lei Mística. Isto porque, com toda a certeza, os jovens herdeiros surgirão infalivelmente como se emergissem da Terra.

Logo depois da minha posse como terceiro presidente, fui imediatamente para o meu amado Brasil e aí assinalei o primeiro passo no dia 18 de outubro de 1960. Nos quarenta e um anos seguintes, os jovens herdeiros, que são vocês, surgiram com todo o entusiasmo no belo paraíso brasileiro acalentando no peito a nobre missão do Kossen-rufu. Observando esse aspecto, o meu coração fica muito confiante e repleto de imensa felicidade.

Nitiren Daishonin bradou altivamente: "Não há estratégia que supere a do Sutra de Lótus!". Haja o que houver, não há razão de os jovens que se levantaram em prol da justiça do verdadeiro budismo serem derrotados. Ou melhor, jamais deverão ser perdedores.

Quanto maior for a dificuldade, maior será o desenvolvimento. Isto é o que ensina os princípios de "desejos mundanos são a própria iluminação" e "transformação do veneno em remédio".

Por favor, espero que vocês vençam com brilhantismo na sociedade e no local de trabalho, como também no palco do cumprimento de suas missões. E adornem suas vidas sem remorsos, com grandiosa vitória como heróis do Kossen-rufu.

Onde eu estiver neste mundo, continuarei orando com toda sinceridade pela saúde e felicidade de vocês, meus preciosos companheiros, como também de seus familiares.
Por fim, formulando os meus votos de que haja vitória, que haja esperança, que haja glória em vocês, envio a presente mensagem de felicitações.

Viva a Divisão dos Jovens do Brasil, a base do Kossen-rufu mundial!
Viva o Sokahan do Brasil, o mais próximo do meu coração!


Do Memorial Makiguti, em 13 de outubro de 2001.


Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional




Mensagem de Felicitações - 2002




Meus estimados companheiros do Sokahan do Brasil,

Nesta oportunidade em que realizam a convenção comemorativa pela passagem do vigésimo aniversário de fundação de forma tão radiante como a ascensão do Sol da esperança pelos céus da grandiosa terra brasileira, tenho o imenso prazer de enviar minhas sinceras e efusivas felicitações. Parabéns a todos vocês.

Não há presença tão promissora de confiança do que encontrar com os membros do Sokahan que procuram proteger firmemente os companheiros na linha de frente do Kossen-rufu do Brasil. Por isso, sou muito grato a vocês e sempre junto as minhas palmas orando por vocês.

“A Gakkai avançará sempre como um Castelo de Valores Humanos” — esta foi a fórmula do progresso da Gakkai que herdei do presidente Toda.

A Soka Gakkai e a SGI são instituições de jovens, imbuídos de forte espírito de luta. E assim deverão ser sempre. Por esta razão, vocês são preciosos herdeiros, tesouros e esperança da Gakkai.

Em todas as épocas, os jovens são aqueles que promovem constantemente inovação e progresso. Quando os jovens se levantam com firme filosofia e pensamento na luta por um ardente ideal, começa-se mover a partir daí as engrenagens de uma nova história. Por isso, desejo louvar sinceramente o avanço histórico da Divisão dos Jovens do Brasil.

Nitiren Daishonin declara: “Abandonem o superficial e abracem o profundo. Eis o espírito do corajoso.”

Por serem vocês os herdeiros da época vindoura, tenham a convicção de que os esforços nas dificuldades forjam seu próprio espírito. Vençam no local de trabalho, vençam na sociedade e vivam uma juventude de ouro, sem remorsos.

De toda forma, eu delego para vocês todas as tarefas do Kossen-rufu. Com base no debate justo, combatam as maldades que ameaçam destruir o Kossen-rufu e protejam absolutamente a minha amada BSGI.

Por fim, quero dedicar a vocês as seguintes palavras do grande poeta lírico brasileiro Guimarães Passos: “A luta é a vida para o homem forte.” Com estas palavras, felicito a partida de vocês para o glorioso trigésimo aniversário de fundação.

Que haja saúde! Que haja esperança! 
Que haja vitória em todos os membros do Sokahan!

Em 19 de outubro de 2002,
Relembrando o inesquecível dia do meu primeiro passo...

Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional

Mensagem de Felicitações - 2003




Manifestando minha incontida confiança e sincera expectativa nos estimados integrantes do Sokahan do Brasil, tenho o imenso prazer de felicitar a realização da reunião comemorativa pelo vigésimo primeiro aniversário de sua fundação. Parabéns a todos os participantes.

Daqui do Japão, estou acompanhando o importante encontro de hoje e enviando o Daimoku com todo o fervor para que chegue às terras brasileiras. Quero agradecer também pelo cumprimento diário da sublime função como membros do Sokahan. Tenho a certeza de que Nitiren Daishonin está louvando altivamente a atuação de vocês. Muito obrigado a todos.

Nas atividades da Gakkai existem a verdadeira plenitude e vitória. À luz da lei de causa e efeito exposta no budismo, não há dúvida de que as pessoas que batalham corajosamente em prol do Kossen-rufu são as que resplandecerão mais gloriosamente no curso da vida.
Nas sagradas escrituras consta que devemos acalentar como propósito maior de nossas vidas a realização do Kossen-rufu por todo o mundo. A força que irá concretizar esse propósito é a viva voz que brada pela justiça. E é também a corajosa prática da fé de vencer em tudo.

Espero que meus preciosos membros do Sokahan do Brasil façam expandir valentemente as ondas do Kossen-rufu com resoluta disposição de crescer, tornando-se também exímios no diálogo que move o coração das pessoas com vozes cheias de vida.

Espero também que, hasteando alto o estandarte da missão e da Justiça Soka como meus dignos herdeiros, assumam a excelente liderança para conquistar a vitória com toda a imponência, incentivando ao mesmo tempo cada um de seus companheiros.

Sejam grandes líderes da propagação da Lei Mística!
Sejam fortes aliados das pessoas de bem!
E sejam pilares do Kossen-rufu!

Viva o Sokahan do Brasil, o primeiro do mundo!


Memorial Makiguti de Tóquio, em 19 de outubro de 2003

Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional

Missão


O Sokahan tem um papel fundamental na caminhada pelo Kossen-rufu, construindo uma verdadeira tradição de lutas e vitórias, abraçando e propagando o Budismo de Nitiren Daishonin.





Sobre a missão, o presidente Ikeda afirmou: “Vocês, juntamente comigo e com a Gakkai, somos a ilimitada e eterna muralha da paz da humanidade. Gostaria que protegessem firmemente a Gakkai, tornando-a inabalável através do amor de vocês a Gakkai. Do início até o fim. Sokahan é aquele que protege a Gakkai. Isto é o Budismo de Nitiren Daishonin. Isto é ser jovem”.



Retirado de: sokahan-rmbh.blogspot.com

17/04/2010 - 1º SEIRE Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda


Fui comunicado no dia anterior que haveria seire no Centro Cultural da BSGI em São Paulo. Imediatamente respondi que estaria lá sem falta. Passei a noite acordado, batendo papo e assintindo filmes, fui dormir às 05h30, o combinado era estar às 06h na Rodoviária de Jacareí. Pensei: "Eles vão sozinhos, não tem problema, ligo depois e me justifico".

Quando foi 06h05, o meu responsável Lincoln me liga, perguntando onde estou, digo que estava me aprontando e perdi o ônibus, portanto, não poderia comparecer ao seire neste dia. Estava muito cansado e querendo dormir. Na mesma hora ele liga para o outro companheiro e decide, que como eu perdi o ônibus, eles viriam me buscar, afinal, não poderiam me deixar, companheiro é companheiro. Chegaram às 06h30, passamos na padaria e fomos para o seire.

Primeira lição do dia: Companheirismo. Não importa onde o companheiro de luta e atuação esteja, vamos até ele, se ele não pode vir até nós.

Chegando em São Paulo, belo Centro Cultural, diversos membros do Grupo Sokahan, Gajokai, ETE, Cerejeira e outros estavam lá nos recepcionando. Animadamente, estilo BSGI, "Bom dia! Seja bem vindo".

Segunda lição do dia: Há companheiros que acordaram mais cedo que você e estão atuando dignamente. Não importa o dia, a hora e o lugar. Você não é o único.

Fui trocar de roupa, coloquei o terno e gravata, quando fui ver, camisa branca estava amarelada, calça do terno marron estava larga demais, o cinto cortado, o sapato estava apertado. Tudo errado para a reestréia no Grupo. Naquele momento desejei não ter ido. Como diz o ditado popular: "A pressa é inimiga da perfeição", lá estava eu, que saí apressado de casa, sem ter antecipado as coisas, arrumado tudo no dia anterior. Causa e efeito imediata.

Terceira lição do dia: Organização. Não adianta sair correndo, sem ter deixado tudo preparado, sempre falta alguma coisa. Encontrar com os membros na melhor postura e ânimo.

Seire ocorre normalmente, algumas Reuniões de Líderes de SUB, Ensaio do Coral, Reunião do Zenshin, convidados visitando o Centro Cultural. Pensei: "Poxa! Tudo normal, pouca movimentação. Bacana!". O Seire acabaria às 13h00. O horário chegando, estava planejando chegar mais cedo, ler alguma coisa. 

Na hora de ir embora, o responsável da outra localidade, pede-nos para atuar no seire da reunião do Grupo Fukushi da Divisão Feminina da BSGI. A atividade iniciaria às 13h e atuariamos até a chegada dos companheiros do Grupo Sokahan de São Bernardo do Campo, que assumiriam depois das 13h30.

Entramos na atividade, abrir o butsudan, arrumar púlpito, acender a vela e incenso, as fujimbus iniciam o daimoku. Tudo normal. A apresentadora da atividade dá as boas vindas à todas as presentes, quando o Gongyo é iniciado, fico espantado e meu companheiro de seire também, a energia do daimoku [Nam-Myoho-Rengue-Kyo] e Gongyo das integrantes do Grupo Fukushi é magnífico, vibrante, determinado e vigoroso. A atividade seguiu animada e emocionante. As fujimbus nem pareciam senhoras, todas, sem exceção, estavam parecendo membros da Divisão Feminina de Jovens. Os companheiros de São Bernardo do Campo chegaram e passamos as coordenadas da atividade.

Sai de lá, totalmente diferente de como havia entrado, em meia hora de atuação aprendi o equivalente a minha vida inteira. Fantástico! Fiquei impressionado com a disposição e contagiante alegria das membros do Grupo Fukushi.

Quarta lição do dia: Não importa a idade e não importa onde, as membros da Divisão Feminina, como diz o presidente Ikeda, são realmente "Eternas Rainhas da Felicidade". Siga-mo-nos o exemplo de atuação delas. 

Finalizamos às 13h30 e partimos de volta para Jacareí, desta vez para atuar na Sede Regional, no "Encontro com o Mestre" da R. M.

Na mensagem comemorativa enviada para o Grupo Sokahan em 13 de outubro de 2001, o presidente Ikeda diz: "[...] Por favor, espero que vocês vençam com brilhantismo na sociedade e no local de trabalho e também no palco do cumprimento de sua missão. E adornem sua vida sem remorsos, com grandiosa vitória como heróis do Kossen-rufu. Onde quer que eu esteja neste mundo, continuarei orando com toda sinceridade pela saúde e felicidade de vocês, meus preciosos companheiros, como também de seus familiares [...]".