Fui comunicado no dia anterior que haveria seire no Centro Cultural da BSGI em São Paulo. Imediatamente respondi que estaria lá sem falta. Passei a noite acordado, batendo papo e assintindo filmes, fui dormir às 05h30, o combinado era estar às 06h na Rodoviária de Jacareí. Pensei: "Eles vão sozinhos, não tem problema, ligo depois e me justifico".
Quando foi 06h05, o meu responsável Lincoln me liga, perguntando onde estou, digo que estava me aprontando e perdi o ônibus, portanto, não poderia comparecer ao seire neste dia. Estava muito cansado e querendo dormir. Na mesma hora ele liga para o outro companheiro e decide, que como eu perdi o ônibus, eles viriam me buscar, afinal, não poderiam me deixar, companheiro é companheiro. Chegaram às 06h30, passamos na padaria e fomos para o seire.
Primeira lição do dia: Companheirismo. Não importa onde o companheiro de luta e atuação esteja, vamos até ele, se ele não pode vir até nós.
Chegando em São Paulo, belo Centro Cultural, diversos membros do Grupo Sokahan, Gajokai, ETE, Cerejeira e outros estavam lá nos recepcionando. Animadamente, estilo BSGI, "Bom dia! Seja bem vindo".
Segunda lição do dia: Há companheiros que acordaram mais cedo que você e estão atuando dignamente. Não importa o dia, a hora e o lugar. Você não é o único.
Fui trocar de roupa, coloquei o terno e gravata, quando fui ver, camisa branca estava amarelada, calça do terno marron estava larga demais, o cinto cortado, o sapato estava apertado. Tudo errado para a reestréia no Grupo. Naquele momento desejei não ter ido. Como diz o ditado popular: "A pressa é inimiga da perfeição", lá estava eu, que saí apressado de casa, sem ter antecipado as coisas, arrumado tudo no dia anterior. Causa e efeito imediata.
Terceira lição do dia: Organização. Não adianta sair correndo, sem ter deixado tudo preparado, sempre falta alguma coisa. Encontrar com os membros na melhor postura e ânimo.
Seire ocorre normalmente, algumas Reuniões de Líderes de SUB, Ensaio do Coral, Reunião do Zenshin, convidados visitando o Centro Cultural. Pensei: "Poxa! Tudo normal, pouca movimentação. Bacana!". O Seire acabaria às 13h00. O horário chegando, estava planejando chegar mais cedo, ler alguma coisa.
Na hora de ir embora, o responsável da outra localidade, pede-nos para atuar no seire da reunião do Grupo Fukushi da Divisão Feminina da BSGI. A atividade iniciaria às 13h e atuariamos até a chegada dos companheiros do Grupo Sokahan de São Bernardo do Campo, que assumiriam depois das 13h30.
Entramos na atividade, abrir o butsudan, arrumar púlpito, acender a vela e incenso, as fujimbus iniciam o daimoku. Tudo normal. A apresentadora da atividade dá as boas vindas à todas as presentes, quando o Gongyo é iniciado, fico espantado e meu companheiro de seire também, a energia do daimoku [Nam-Myoho-Rengue-Kyo] e Gongyo das integrantes do Grupo Fukushi é magnífico, vibrante, determinado e vigoroso. A atividade seguiu animada e emocionante. As fujimbus nem pareciam senhoras, todas, sem exceção, estavam parecendo membros da Divisão Feminina de Jovens. Os companheiros de São Bernardo do Campo chegaram e passamos as coordenadas da atividade.
Sai de lá, totalmente diferente de como havia entrado, em meia hora de atuação aprendi o equivalente a minha vida inteira. Fantástico! Fiquei impressionado com a disposição e contagiante alegria das membros do Grupo Fukushi.
Quarta lição do dia: Não importa a idade e não importa onde, as membros da Divisão Feminina, como diz o presidente Ikeda, são realmente "Eternas Rainhas da Felicidade". Siga-mo-nos o exemplo de atuação delas.
Finalizamos às 13h30 e partimos de volta para Jacareí, desta vez para atuar na Sede Regional, no "Encontro com o Mestre" da R. M.
Na mensagem comemorativa enviada para o Grupo Sokahan em 13 de outubro de 2001, o presidente Ikeda diz: "[...] Por favor, espero que vocês vençam com brilhantismo na sociedade e no local de trabalho e também no palco do cumprimento de sua missão. E adornem sua vida sem remorsos, com grandiosa vitória como heróis do Kossen-rufu. Onde quer que eu esteja neste mundo, continuarei orando com toda sinceridade pela saúde e felicidade de vocês, meus preciosos companheiros, como também de seus familiares [...]".
Fala Douglas! Bom dia!
ResponderExcluirCara, mto legal a postagem...foi um dia de aprendizados constantes e treinamento. Esse é o verdadeiro espírito do Sokahan.
Parabéns por ter compreendido cada situação e ampliado a visão!!
Vamos juntos construir o melhor Sokahan do mundo! Capacidade temos, agora é agir!
Márcio Varell@