quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Relatório de atividade






Evento: Inauguração da Sede Comunitária Silva
Data: 20 de Setembro de 2009
Local: Cidade de Santa Branca – SP
Proprietários: Sr. Isaias Lopes da Silva e Maria Aparecida da Silva
Organização: Comunidade Santa Branca – RM Jacareí – CMSP


A inauguração da SEDE COMUNITÁRIA SILVA foi carregada de forte emoção e comprovação da prática budista. Os proprietários da sede se converteram à prática do Budismo Nitiren em 1969 na cidade de Guaianases – SP, sete anos depois sem conhecer nada do interior do estado, vieram se estabelecer na cidade de Santa Branca, onde iniciaram a luta pioneira na propagação do Budismo. Hoje, contando com 120 membros e convidados a inauguração teve início com o plantio comemorativo e o corte da fita inaugural.


A programação foi carregada de emoção e comprovação. O Gongyo foi realizado sonora e vibrantemente, seguido do histórico de fundação que homenageou todos que vieram lutando durante mais de 20 anos, até que chegássemos nesta data. As homenagens aos veteranos e membros que vieram oferecendo suas residências para as atividades da comunidade surpreendeu e contagiou todos os participantes que relembraram a luta realizada até então. Em seguida, ouvimos o relato de luta e comprovação da proprietária da Sede Sra. Maria Aparecida da Silva, que emocionou a todos os presentes relatando suas grandes vitórias e os desafios que junto com o seu marido e filhos enfrentou e superou na propagação do budismo na cidade e para a construção da sede.


A frase de Nitiren Daishonin: “O inverno nunca falha em se tornar primavera”, citada nas palavras do Sr. Isaias Aparecido da Silva, responsável da Regional e um dos filhos do casal, marcou o sentimento do evento, ao citar os problemas e as maldades que se abateram sobre a família, emocionado, lembrou a todos do espírito de gratidão e da certeza de que a Comunidade Santa Branca, através desta Sede se torne um Distrito, uma Regional e até mesmo uma RM. A Srta. Joana D'arque em seu relato de decisão, contou como foi à luta para concretizar o seu Chakubuku e transmitiu o sentimento de gratidão e sinceridade nas ações em prol do Kossen-rufu, emocionou e demonstrou que aquele que pratica os ensinos de Nitiren Daishonin e segue o Mestre não tem o que temer.


Nas palavras do Sr. Mário Itikawa - Responsável da RM, a sede deve ser um local em que os membros vençam e se tornem grandes valores humanos, já o Consultor da SUB Coordenadoria Dutra Sr. Tokushigue Nakagawa, incentivou a todos dizendo que todos os esforços em prol do Kossen-rufu são revertidos em boa sorte, e que a comprovação é a mais importante forma de demonstrar aos outros a eficácia da prática budista. No final, o Coral Monarcas da Paz da RM, encantou a todos, com as músicas: “Maria, Maria”, “Ao Mestre com Carinho” e “Paz”.


* Nota:


O Sr. Isaias Lopes da Silva (20/09/1938 – 03/10/2009), idealizador e construtor da sede, faleceu no dia 03 de outubro de 2009, 13 dias após a inauguração da Sede Comunitária Silva.


Encerrou a sua vida conforme as palavras do Mestre: “[...] Nossos companheiros já falecidos que avançaram no mesmo ritmo da Lei Mística acompanhando a Soka Gakkai, sem dúvida, encerraram a vida tal como o magnífico pôr-do-sol, amados e apreciados por muitas pessoas, partindo para as próximas existências num estado de profunda felicidade e realização.


Este é o drama da suprema vitória da vida pelo fato de ter abraçado tanto a vida como a morte com alegria, em uma jornada de vida permeada eternamente pelas quatro virtudes da eternidade, felicidade, verdadeira identidade e pureza [...].”


A reportagem do Brasil Seikyo sobre a inauguração da sede foi publicada também no dia 03 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário